Pular para o conteúdo principal

Regras importantes quando utilizar o seu e mail

Cada ambiente tem o seu sistema, os seus procedimentos e a Internet é um meio social como qualquer outro e como tal requer aprendizado e observação.

Um de seus serviços é o correio eletrônico, uma maneira análoga ao envio de cartas, que nos permite compor, enviar e receber mensagens.

Assim, ao encaminhar suas mensagens, deixe somente o título, retire do assunto os "En", "Enc", "Fwd", "Re", Res", é como se tivesse utilizado um envelope todo rabiscado e amassado, que já foi usado por vários remetentes. Além de deselegante, repassar mensagens assim obriga o seu destinatário a abrir vários anexos antes de chegar ao que realmente interessa, como uma carta escrita num papel de pão, sem nenhum capricho e consideração.
Envie a mensagem original, ou seja, a que realmente contém o anexo ou o texto desejado. Apague os endereços eletrônicos pelos quais a mensagem já passou, antes de reencaminhar.
Fazendo isso, não aparecerão e portanto não cairão nas mãos de spammers, que mandam e-mails que você não solicitou e não sabe, sequer, de onde vieram.

Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não use o "Para" nem o "Cc" ( com cópia ), a não ser que haja necessidade. Envie com o "Cco" ( com cópia oculta ),o destinatário vai recebê-la, mas não terá acesso ao endereço dos demais.

Muito cuidado ao repassar listas e e-mails de abaixo-assinado, que a cada envio um vai assinando, colocando seus endereços eletrônicos e dados pessoais. Podem ser apenas meios de obterem endereços eletrônicos e facilmente serem utilizados por pessoas mal intencionadas.

Se você usa o Outlook, aprenda a configurá-lo e deixar os textos sem os >>>>> quando redirecionamos uma mensagem. Desabilite essa função em: (Ferramentas / Opções / Enviar / Formato para envio de Mensagens / Configurações de texto sem formatação) e desabilite o recuo >>.
Antes de dar o OK final clique em "aplicar". Pronto!

Muito cuidado com anexos de extensão “.exe”, “ .bat “, “ .scr “. Só abra esse arquivo se a pessoa que o mandou for de sua inteira confiança, mesmo assim confirme se foi essa pessoa mesmo que lhe mandou este arquivo.Frequentemente contém vírus que podem infectar seu computador. É mais uma ameaça. Delete-os mesmo que o assunto da pareça ser interessantíssimo.
O mesmo acontece com mensagens que pedem “clique aqui” e você verá fotos, vídeos, irá para o “site” tal que é muito legal ou que promete que você irá ganhar isto ou aquilo. Verifique sempre na barra inferior do Windows se o endereço do link corresponde ao da mensagem. Bancos, Receita Federal, Serasa e a quase totalidade de empresas sérias não enviam e-mails não solicitados.

Não acredite em tudo o que você lê.Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassá-los.

E finalmente, não vai acontecer nada de ruim a você se " quebrar " uma corrente.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Tudo o que fazemos à natureza, fazemos a nós mesmos" David Suzuki

Quem já parou para olhar para o céu à noite, tão cheio de estrelas, tão claro e brilhante?  Ou observar como ele se rende ao nascer do sol, trazendo um novo dia. Quantas vezes não percebemos os  magníficos mares e deixamos de ouvir  o som dos riachos, assim como deixamos de notar o por do sol e o brilho de uma  linda noite de luar. Vamos aproveitar hoje, em que celebramos o Dia da Terra, para agradecer e louvar o nosso belo planeta e que ele ainda possa nos brinde com dias maravilhosos.  O homem tem que deixar de ser o maior de todos os perigos para o planeta e se conscientizar que " tudo o que fazemos a natureza, fazemos a nós mesmos ".
Espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine seus filhos a se comportar em sociedade desde cedo. Etiqueta pode parecer coisa séria e sem graça, mas também é assunto de criança. Ensinar as regras de comportamento em sociedade tem, em alguns aspectos, a mesma função de colocar as crianças num curso de inglês ou computação: este tipo de aprendizado lhes dará ferramentas para poderem conviver melhor no mundo. Não quero dizer que uma criança deva se portar sempre como um adulto - bem educado, claro -  e perder toda a espontaneidade característica da infância. Mas espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine as crianças a comportar-se em sociedade desde cedo. O mundo mudou e, até para os adultos, as normas de etiqueta se tornaram muito mais flexíveis. A ideia é transmitir os princípios básicos de civilidade, incutir alguns bons hábitos e, por que não, ensinar as regras de Etiqueta. Fazendo tudo com muito jeito, você deixará as crianças nat...

Dia Mundial do Sem Tabaco

Esta semana mesmo, almocei com duas amigas muito queridas.Paparicadas pelo atencioso Luan do Mekonk, prestigiando o cardápio do Rio Restaurant Week, passamos horas deliciosas. Quando Marcela, louca  para fumar saiu, lembramos, eu e Quiva, hoje ex-fumantes, da primeira vez que experimentamos um cigarro. Foi um Minister,  perigosamente furtado do maço do meu pai. Fumamos na janela do quarto e a Quiva jura que viu uma " mulher de cabeça quadrada ", tamanho deve ter sido o barato daquela primeira tragada. Mas fumar naquela época era uma questão de atitude, personalidade, charme para as meninas e virilidade para os meninos. Agregava valor! Hoje o diferencial é outro. Fumar passou a ser incomodo, deselegante e os valores, se podemos chamar assim, associados ao ato de fumar, são os piores possíveis. Que me desculpem os adolescentes, mas atualmente começar a fumar  é burrice. Além de prejudicial à saúde, o cigarro não é mais ...