Pular para o conteúdo principal

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós.
A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Comentários

  1. Olá ... esse seu texto me lembrou uma entrevista da Rita Lee, que ouvi há muito tempo ... ela disse que na intimidade dela com o Roberto de Carvalho ela não usava o banheiro na companhia dele ... ela disse que determinadas coisas não se devem compartilhar, como a ida ao banheiro ... achei interessante ... a gente ganha intimidade com alguém e de repente está fazendo tudo junto.

    O que você acha disso?

    Beijo.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com ela. Hoje, a palavra intimidade tem recebido muitas conotações, mas assim como abrange o contato físico, inclui também aspectos sociais e emocionais.
    A intimidade está no afeto, no envolvimento entre duas pessoas, na cumplicidade. Deve ser sincera e saudável, nos ajuda a conhecer e a compreender melhor o outro.
    Acho que o lugar onde a intimidade que procuramos é satisfeita, definitivamente não é no banheiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhoria do conteúdo deste blog. Obrigada, M. de Li

Postagens mais visitadas deste blog

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona