Pular para o conteúdo principal

Gentilezas Masculinas

A Etiqueta não trata exatamente do papel do homem nas questões de sedução, mas pode dar algumas dicas importantes.
Para o Dia dos Namorados vou dedicar esta postagem a galera masculina. Afinal Etiqueta também é assunto de macho.
Cortesia e elegância são verdadeiras flechas para atingir qualquer coração e aí vale tanto para a galera masculina quanto para a feminina. Ser descolado(a) não é ser mal-educado. A cortesia sempre gera prazer.
Não dispense certas atitudes por achá-las triviais ou, como muita gente considera, fúteis. Elas podem valer muito e adquirir grandes significados.
Algumas dicas para começar:
·         Um homem distinto está sempre bem cuidado: roupas, gravatas e colarinhos, sapatos, mãos e pés, barba e cabelo, um perfume discreto. Jovem ou mais velho, deve tratar de sua aparência nas boas maneiras e no vestir.
·         A visão é um dos elementos básicos para a recepção de estímulos de comunicação. O olhar é fundamental como primeiro contato.  Mas não são apenas seus olhos que falam e conquistam, mas também a maneira como faz isso. 
·         A palavra traduz o nosso pensamento e os gestos devem acentuar levemente esta comunicação. O gesto diz muito da pessoa. Quanto mais educada e segura de si ela é, menos faz uso da gesticulação. E cuidado com sua expressão, ela pode revelar sentimentos de agrado ou desagrado.
·         Saber ouvir é tão importante quanto falar. Ouvir também significa participar. Não conte histórias muito longas, de chance ao outro de expor suas idéias. Dirija a sua atenção para a pessoa que esta com você, uma conversa interessante e interessada, faz com ambos descubram pontos comuns e gostos afins. Mostre sempre interesse pelas preferências dela: prove, por meio de pequenos gestos, que se lembra delas e que leva isso em consideração. Seja modesto. Exibir erudição demais é pedante e antipático.
·         No restaurante afaste a cadeira para ela e observe que ela seja servida primeiro. Quando sua acompanhante se levantar, faça um gestual como se tivesse intenção de erguer-se.
·         Se você está saindo com alguém que fuma, mesmo que você não tenha este hábito, procure andar com um isqueiro a mão. Um homem atencioso sempre apresenta fogo ao cigarro de uma mulher. Em contra partida nunca fume sem perguntar se o fumo a incomoda. Isto vale para ela também.
·         Sempre desça primeiro de um carro a fim de auxiliar sua acompanhante.
·         Na rua , dê o lado interno da calçada para ela.
·         Em escadas, para proteger sua dama caso ela escorregue, o homem sobe atrás e desce na frente.
·         Uma mulher fica muito sensibilizada quando você procura saber que flores ela prefere.
·         Seja pontual. Embora as mulheres sempre se atrasem chegue antes e nunca a deixe esperando.
·         Nunca ria de erros dela. Isto é mortal!
Estas regrinhas não falham e agradam sempre. Se você não fizer, pode até ser que sua companhia não perceba, mas se o fizer certamente vai ser notado – e anotado.
E lembre-se: não da para ser elegante de mau humor. Mau humor, nunca!
Um bom Dia dos Namorados e aproveite sempre o melhor de se viver a dois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona