Pular para o conteúdo principal

Regras importantes quando utilizar o seu e mail

Cada ambiente tem o seu sistema, os seus procedimentos e a Internet é um meio social como qualquer outro e como tal requer aprendizado e observação.

Um de seus serviços é o correio eletrônico, uma maneira análoga ao envio de cartas, que nos permite compor, enviar e receber mensagens.

Assim, ao encaminhar suas mensagens, deixe somente o título, retire do assunto os "En", "Enc", "Fwd", "Re", Res", é como se tivesse utilizado um envelope todo rabiscado e amassado, que já foi usado por vários remetentes. Além de deselegante, repassar mensagens assim obriga o seu destinatário a abrir vários anexos antes de chegar ao que realmente interessa, como uma carta escrita num papel de pão, sem nenhum capricho e consideração.
Envie a mensagem original, ou seja, a que realmente contém o anexo ou o texto desejado. Apague os endereços eletrônicos pelos quais a mensagem já passou, antes de reencaminhar.
Fazendo isso, não aparecerão e portanto não cairão nas mãos de spammers, que mandam e-mails que você não solicitou e não sabe, sequer, de onde vieram.

Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não use o "Para" nem o "Cc" ( com cópia ), a não ser que haja necessidade. Envie com o "Cco" ( com cópia oculta ),o destinatário vai recebê-la, mas não terá acesso ao endereço dos demais.

Muito cuidado ao repassar listas e e-mails de abaixo-assinado, que a cada envio um vai assinando, colocando seus endereços eletrônicos e dados pessoais. Podem ser apenas meios de obterem endereços eletrônicos e facilmente serem utilizados por pessoas mal intencionadas.

Se você usa o Outlook, aprenda a configurá-lo e deixar os textos sem os >>>>> quando redirecionamos uma mensagem. Desabilite essa função em: (Ferramentas / Opções / Enviar / Formato para envio de Mensagens / Configurações de texto sem formatação) e desabilite o recuo >>.
Antes de dar o OK final clique em "aplicar". Pronto!

Muito cuidado com anexos de extensão “.exe”, “ .bat “, “ .scr “. Só abra esse arquivo se a pessoa que o mandou for de sua inteira confiança, mesmo assim confirme se foi essa pessoa mesmo que lhe mandou este arquivo.Frequentemente contém vírus que podem infectar seu computador. É mais uma ameaça. Delete-os mesmo que o assunto da pareça ser interessantíssimo.
O mesmo acontece com mensagens que pedem “clique aqui” e você verá fotos, vídeos, irá para o “site” tal que é muito legal ou que promete que você irá ganhar isto ou aquilo. Verifique sempre na barra inferior do Windows se o endereço do link corresponde ao da mensagem. Bancos, Receita Federal, Serasa e a quase totalidade de empresas sérias não enviam e-mails não solicitados.

Não acredite em tudo o que você lê.Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassá-los.

E finalmente, não vai acontecer nada de ruim a você se " quebrar " uma corrente.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona