Pular para o conteúdo principal

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado.

A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais.

É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos.

O ambiente profissional, formado de pessoas de diversas condições sociais, exige de cada um de nós, continuamente, muito boas maneiras e atitudes distintas. Cada dia é uma nova prova dando-nos oportunidade de lidar com personalidades diferentes e ocasião de por em prática a nossa eficiência. As normas de Etiqueta devem, portanto, predominar durante todo o dia, e a todas as horas.

Considero que as raízes da Etiqueta podem ser encontradas num passado distante, desde quando o homem começou a se preocupar com suas próprias emoções, sentimentos e reações e suas relações com o meio ambiente.

Nós somos fruto de um meio social, temos qualidades individuais que nos são próprias e lidamos com pessoas originárias dos mais diversos ambientes e grupos sociais. Somos responsáveis uns pelos outros e precisamos trabalhar no sentido de promover as relações humanas.

Onde quer que se encontrem dois indivíduos, há problemas de relações humanas. Em todos os setores da vida há necessidade de contatos, quer sejam amigáveis, comerciais, de ordem social ou psicológica, regulando as atividades de cada um de nós ou de todos.

Por em disponibilidade os atrativos da nossa personalidade é pensar, sentir e agir em termos de unidade, de cooperação, de esforço construtivo, de comunicação, cooperando harmoniosamente, por meio de uma ajuda eficiente, para o bem maior de todos nós.

O comportamento no trabalho está sujeito a regras de conduta que precisam ser ajustadas a vida profissional:

 Pontualidade
 Espírito de Iniciativa
 Boa vontade
 Colaboração
 Responsabilidade
 Espírito de equipe
 Discrição
 Sociabilidade
 Disciplina
 Eficiência

Considero também a Etiqueta como a Estética da vida. Traduz beleza e encanto e está condicionada a harmonia de conjunto entre a parte interior e exterior da pessoa: fisionomia, gestos, voz, a forma de expressão pela linguagem, e até mesmo o vestuário.
Uma pessoa que anda sempre cabisbaixa, carrancuda, produz mal-estar com sua presença. Seus gestos, seu olhar e sua voz também revelam muito sobre a personalidade. E finalmente, o traje que deve apresentar sempre características de bom gosto e distinção.

A Etiqueta e a Ética também andam juntas. Suas partes positivas e negativas estão condicionadas aos princípios essenciais do comportamento na vida profissional.
Tanto no ambiente social quanto no profissional, alguns deveres devem ser lembrados a cada instante, deveres para consigo mesmo e para com todos os que nos cercam.
O conhecimento das boas maneiras e dos bons costumes é indispensável ao convívio profissional. A cultura, a educação, a vivencia social, também são fatores que muito contribuem para a fixação das atitudes corretas que definem um verdadeiro profissional.

Então, observe o seu ambiente de trabalho, crie um clima que seja prazeroso, estritamente profissional e eficiente onde predomine a boa vontade. Ao sair para o trabalho deixe em casa o mau humor, o comodismo e a falta de disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Tudo o que fazemos à natureza, fazemos a nós mesmos" David Suzuki

Quem já parou para olhar para o céu à noite, tão cheio de estrelas, tão claro e brilhante?  Ou observar como ele se rende ao nascer do sol, trazendo um novo dia. Quantas vezes não percebemos os  magníficos mares e deixamos de ouvir  o som dos riachos, assim como deixamos de notar o por do sol e o brilho de uma  linda noite de luar. Vamos aproveitar hoje, em que celebramos o Dia da Terra, para agradecer e louvar o nosso belo planeta e que ele ainda possa nos brinde com dias maravilhosos.  O homem tem que deixar de ser o maior de todos os perigos para o planeta e se conscientizar que " tudo o que fazemos a natureza, fazemos a nós mesmos ".
Dia Internacional da Mulher, um dia para ser celebrado. Mostre os seu sinais " Chega um tempo em que toda mulher passa a ser senhora da própria beleza. Não é mais uma beleza ingênua ou atrevida. É a beleza segura e misteriosa de quem se admira. A beleza envolvente de quem se deixa admirar. Olhe o seu sorriso espontâneo, o brilho do seu olhar, a sua pele radiante. Em tudo, mais do que o tempo, essa mulher mostra os belos sinais da vida bem celebrada. Porque o tempo não é a mesma coisa que a vida. A alegria, a experiência, a intensidade de cada pequeno gesto não contam no tempo. Mas contam para a vida. "

O nosso cafezinho

            Hoje é o Dia Nacional do Café. Desde 2005 a data faz parte do calendário brasileiro. Trago aqui, como uma homenagem, uma pequena história deste fruto, uma das duas que eu já ouvi e a que gosto mais.                   Diz a historia que o primeiro homem que bebeu o café foi Mufti da cidade de  Áden, no Iémen, na extremidade sul da península arábica. Mufti viveu na época do ano 900 D.C. Mas de acordo com a outra tradição, a descoberta do café se deve a um certo mullah, uma espécie de mestre muçulmano, chamado Chadely cujo nome é conhecido no Oriente Médio. Este homem santo sempre adormecia no meio das preces em sua devoção e isto o atormentava. Conforme a lenda, o Profeta teve pena dele e o levou ao encontro de um pastor de cabras que explicou que quando as cabras comiam certo grão de arbusto ficavam acordadas durante a noite toda, brincando e pulando n...