Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Sem Tabaco

Esta semana mesmo, almocei com duas amigas muito queridas.Paparicadas pelo atencioso Luan do Mekonk, prestigiando o cardápio do Rio Restaurant Week, passamos horas deliciosas.
Quando Marcela, louca  para fumar saiu, lembramos, eu e Quiva, hoje ex-fumantes, da primeira vez que experimentamos um cigarro.
Foi um Minister,  perigosamente furtado do maço do meu pai. Fumamos na janela do quarto e a Quiva jura que viu uma " mulher de cabeça quadrada ", tamanho deve ter sido o barato daquela primeira tragada.
Mas fumar naquela época era uma questão de atitude, personalidade, charme para as meninas e virilidade para os meninos. Agregava valor!
Hoje o diferencial é outro. Fumar passou a ser incomodo, deselegante e os valores, se podemos chamar assim, associados ao ato de fumar, são os piores possíveis.
Que me desculpem os adolescentes, mas atualmente começar a fumar  é burrice. Além de prejudicial à saúde, o cigarro não é mais elegante e charmoso e, segundo a Medicina, prejudica o desempenho sexual, também deixa as pessoas mal cheirosas e é um hábito que custa caro.
Ufa, se eu ainda fumasse já estaria sem folego!
Mas se você ainda não conseguiu largar este vício, lembre-se de que é responsável pelo ato de fumar, que não pode mais acender um cigarro a qualquer hora ou em qualquer lugar. Na rua, embora no Brasil não haja leis contra isto, considero que fumar é algo super deselegante, principalmente para as mulheres.
Se estiver na casa de alguém em que não tenha cinzeiros a vista o melhor será não fumar. E nem peça um!
Meu encontro com minha amigas foi maravilhoso, demos boas risadas, mas Tabagismo, é coisa séria.
Parei de fumar em 1986 e o Dia Mundial sem Tabaco foi instituído em 1987 pela ONU.
Marcela querida, espero que no próximo 31 de maio você já esteja livre deste mal, não que tenhamos que esperar mais um ano para um novo almoço, né?






Comentários

  1. Texto fantástico, minha amiga! Acrescento ainda, me gabando por ser ex-fumante (aqui pra nós, ex-fumantes são as pessoas mais irritantes do mundo) que fumar ainda deixa a unha amarelada, a pele desbotada e o cabelo mal cheiroso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhoria do conteúdo deste blog. Obrigada, M. de Li

Postagens mais visitadas deste blog

"Tudo o que fazemos à natureza, fazemos a nós mesmos" David Suzuki

Quem já parou para olhar para o céu à noite, tão cheio de estrelas, tão claro e brilhante?  Ou observar como ele se rende ao nascer do sol, trazendo um novo dia. Quantas vezes não percebemos os  magníficos mares e deixamos de ouvir  o som dos riachos, assim como deixamos de notar o por do sol e o brilho de uma  linda noite de luar. Vamos aproveitar hoje, em que celebramos o Dia da Terra, para agradecer e louvar o nosso belo planeta e que ele ainda possa nos brinde com dias maravilhosos.  O homem tem que deixar de ser o maior de todos os perigos para o planeta e se conscientizar que " tudo o que fazemos a natureza, fazemos a nós mesmos ".
Dia Internacional da Mulher, um dia para ser celebrado. Mostre os seu sinais " Chega um tempo em que toda mulher passa a ser senhora da própria beleza. Não é mais uma beleza ingênua ou atrevida. É a beleza segura e misteriosa de quem se admira. A beleza envolvente de quem se deixa admirar. Olhe o seu sorriso espontâneo, o brilho do seu olhar, a sua pele radiante. Em tudo, mais do que o tempo, essa mulher mostra os belos sinais da vida bem celebrada. Porque o tempo não é a mesma coisa que a vida. A alegria, a experiência, a intensidade de cada pequeno gesto não contam no tempo. Mas contam para a vida. "

O nosso cafezinho

            Hoje é o Dia Nacional do Café. Desde 2005 a data faz parte do calendário brasileiro. Trago aqui, como uma homenagem, uma pequena história deste fruto, uma das duas que eu já ouvi e a que gosto mais.                   Diz a historia que o primeiro homem que bebeu o café foi Mufti da cidade de  Áden, no Iémen, na extremidade sul da península arábica. Mufti viveu na época do ano 900 D.C. Mas de acordo com a outra tradição, a descoberta do café se deve a um certo mullah, uma espécie de mestre muçulmano, chamado Chadely cujo nome é conhecido no Oriente Médio. Este homem santo sempre adormecia no meio das preces em sua devoção e isto o atormentava. Conforme a lenda, o Profeta teve pena dele e o levou ao encontro de um pastor de cabras que explicou que quando as cabras comiam certo grão de arbusto ficavam acordadas durante a noite toda, brincando e pulando n...