Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Sem Tabaco

Esta semana mesmo, almocei com duas amigas muito queridas.Paparicadas pelo atencioso Luan do Mekonk, prestigiando o cardápio do Rio Restaurant Week, passamos horas deliciosas.
Quando Marcela, louca  para fumar saiu, lembramos, eu e Quiva, hoje ex-fumantes, da primeira vez que experimentamos um cigarro.
Foi um Minister,  perigosamente furtado do maço do meu pai. Fumamos na janela do quarto e a Quiva jura que viu uma " mulher de cabeça quadrada ", tamanho deve ter sido o barato daquela primeira tragada.
Mas fumar naquela época era uma questão de atitude, personalidade, charme para as meninas e virilidade para os meninos. Agregava valor!
Hoje o diferencial é outro. Fumar passou a ser incomodo, deselegante e os valores, se podemos chamar assim, associados ao ato de fumar, são os piores possíveis.
Que me desculpem os adolescentes, mas atualmente começar a fumar  é burrice. Além de prejudicial à saúde, o cigarro não é mais elegante e charmoso e, segundo a Medicina, prejudica o desempenho sexual, também deixa as pessoas mal cheirosas e é um hábito que custa caro.
Ufa, se eu ainda fumasse já estaria sem folego!
Mas se você ainda não conseguiu largar este vício, lembre-se de que é responsável pelo ato de fumar, que não pode mais acender um cigarro a qualquer hora ou em qualquer lugar. Na rua, embora no Brasil não haja leis contra isto, considero que fumar é algo super deselegante, principalmente para as mulheres.
Se estiver na casa de alguém em que não tenha cinzeiros a vista o melhor será não fumar. E nem peça um!
Meu encontro com minha amigas foi maravilhoso, demos boas risadas, mas Tabagismo, é coisa séria.
Parei de fumar em 1986 e o Dia Mundial sem Tabaco foi instituído em 1987 pela ONU.
Marcela querida, espero que no próximo 31 de maio você já esteja livre deste mal, não que tenhamos que esperar mais um ano para um novo almoço, né?






Comentários

  1. Texto fantástico, minha amiga! Acrescento ainda, me gabando por ser ex-fumante (aqui pra nós, ex-fumantes são as pessoas mais irritantes do mundo) que fumar ainda deixa a unha amarelada, a pele desbotada e o cabelo mal cheiroso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhoria do conteúdo deste blog. Obrigada, M. de Li

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona