Pular para o conteúdo principal

Atitudes

            Foi realizada sexta-feira passada a 11ª Regata Ecológica da Escola Naval. Participaram, além dos aspirantes da escola, estudantes de colégios públicos e universitários totalizando 280 pessoas, distribuídas em 30 embarcações. Mais de 500 quilos de detritos foram retirados isto porque a corrente marítima não ajudou muito, deixando o lixo longe da costa. Costumo caminhar no aterro do Flamengo e me impressiona – e me entristece - muito o contraste da beleza da Baía de Guanabara com a imensa sujeira boiando no mar e depositada nas margens.
            Meus parabéns aos organizadores da gincana. Espero sinceramente que o evento estimule a sociedade para discussão de questões como a poluição e que as autoridades tomem mais e melhores providências.
            Atitudes sustentáveis nos são cobradas a cada dia mais e temos que passar a discutir isto com urgência.
            Como fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro, cidade, país, na Terra?
            As nossas crianças estão sendo preparadas para contribuir com esta melhora?
Que exemplos nós damos aos nossos filhos?
            Pequenos gestos, adotados no dia-a-dia, podem levar a grandes mudanças se forem seguidos por todos nós. Por isso a importância de estimular as crianças desde a infância. Isto é atitude, não adianta só saber, mas vivenciar.       
            As atitudes traduzem uma estreita relação entre o nosso mundo interior e exterior, nos levam a um comportamento ideal no meio social. São tão importantes que ocupam um módulo inteiro da serie de lições de Etiqueta Social que aplico como consultora. Boas maneiras e atitudes apropriadas estão inseparavelmente ligadas. Assim podemos amenizar impactos desfavoráveis e tornar a convivência social cada vez mais civilizada.
            Em casa, no trabalho, andando pelas ruas, a batalha pela sustentabilidade é travada no nosso dia-a-dia promovida pela mudança de hábitos pessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.
Dia Internacional da Mulher, um dia para ser celebrado. Mostre os seu sinais " Chega um tempo em que toda mulher passa a ser senhora da própria beleza. Não é mais uma beleza ingênua ou atrevida. É a beleza segura e misteriosa de quem se admira. A beleza envolvente de quem se deixa admirar. Olhe o seu sorriso espontâneo, o brilho do seu olhar, a sua pele radiante. Em tudo, mais do que o tempo, essa mulher mostra os belos sinais da vida bem celebrada. Porque o tempo não é a mesma coisa que a vida. A alegria, a experiência, a intensidade de cada pequeno gesto não contam no tempo. Mas contam para a vida. "

Dia Mundial do Sem Tabaco

Esta semana mesmo, almocei com duas amigas muito queridas.Paparicadas pelo atencioso Luan do Mekonk, prestigiando o cardápio do Rio Restaurant Week, passamos horas deliciosas. Quando Marcela, louca  para fumar saiu, lembramos, eu e Quiva, hoje ex-fumantes, da primeira vez que experimentamos um cigarro. Foi um Minister,  perigosamente furtado do maço do meu pai. Fumamos na janela do quarto e a Quiva jura que viu uma " mulher de cabeça quadrada ", tamanho deve ter sido o barato daquela primeira tragada. Mas fumar naquela época era uma questão de atitude, personalidade, charme para as meninas e virilidade para os meninos. Agregava valor! Hoje o diferencial é outro. Fumar passou a ser incomodo, deselegante e os valores, se podemos chamar assim, associados ao ato de fumar, são os piores possíveis. Que me desculpem os adolescentes, mas atualmente começar a fumar  é burrice. Além de prejudicial à saúde, o cigarro não é mais ...