Pular para o conteúdo principal

Atitudes

            Foi realizada sexta-feira passada a 11ª Regata Ecológica da Escola Naval. Participaram, além dos aspirantes da escola, estudantes de colégios públicos e universitários totalizando 280 pessoas, distribuídas em 30 embarcações. Mais de 500 quilos de detritos foram retirados isto porque a corrente marítima não ajudou muito, deixando o lixo longe da costa. Costumo caminhar no aterro do Flamengo e me impressiona – e me entristece - muito o contraste da beleza da Baía de Guanabara com a imensa sujeira boiando no mar e depositada nas margens.
            Meus parabéns aos organizadores da gincana. Espero sinceramente que o evento estimule a sociedade para discussão de questões como a poluição e que as autoridades tomem mais e melhores providências.
            Atitudes sustentáveis nos são cobradas a cada dia mais e temos que passar a discutir isto com urgência.
            Como fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro, cidade, país, na Terra?
            As nossas crianças estão sendo preparadas para contribuir com esta melhora?
Que exemplos nós damos aos nossos filhos?
            Pequenos gestos, adotados no dia-a-dia, podem levar a grandes mudanças se forem seguidos por todos nós. Por isso a importância de estimular as crianças desde a infância. Isto é atitude, não adianta só saber, mas vivenciar.       
            As atitudes traduzem uma estreita relação entre o nosso mundo interior e exterior, nos levam a um comportamento ideal no meio social. São tão importantes que ocupam um módulo inteiro da serie de lições de Etiqueta Social que aplico como consultora. Boas maneiras e atitudes apropriadas estão inseparavelmente ligadas. Assim podemos amenizar impactos desfavoráveis e tornar a convivência social cada vez mais civilizada.
            Em casa, no trabalho, andando pelas ruas, a batalha pela sustentabilidade é travada no nosso dia-a-dia promovida pela mudança de hábitos pessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona