Pular para o conteúdo principal

Amizade

            Ontem tive um dia corrido, mas mesmo tendo que sair mais cedo compareci ao almoço marcado com amigas muito queridas, do tempo da pré-escola, algumas com quem tive a alegria de reencontrar somente há meses atrás. Por isto a minha idéia para o assunto de hoje: a amizade.
            E amizade tem a ver com Etiqueta? Também tem.            Amizade é um eterno exercício de respeito e consideração, da polidez, delicadeza e cortesia que já destaquei aqui no blog, e também de atitudes, de conduta.
            Estes valores nos mostram como somos responsáveis uns pelos outros e como precisamos nos empenhar para promover boas relações.
            Civilidade, sociabilidade, relações sociais, de amizade ou trabalho, que através das boas maneiras contribuem para uma convivência harmoniosa.
            A educação é um potencial de valores inestimáveis e foi tema de uma das nossas conversas quando falamos sobre nossos filhos, suas particularidades inerentes a idade e ao sexo de cada um deles, sobre a educação que damos e sobre a que recebemos e o resultado destas influencias em nossas vidas hoje.
            Demos muitas risadas, com discrição, sem gargalhar, claro, afinal somos todas muito elegantes ( rsrsrs ). Criticamos a indelicadeza e o mau humor de um vizinho de mesa, e lamentamos como determinadas pessoas que se dizem amigas se aproveitam de momentos difíceis do outro em beneficio próprio.
            Nossa amizade é um sentimento fiel, não se aproveita, não fala mal, não revela confidências.
            O encontro como o que tive ontem fez bem a minha saúde, me ajudou a regatar quem sou, e me fez lembrar como somos absolutamente fabulosas! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.
Dia Internacional da Mulher, um dia para ser celebrado. Mostre os seu sinais " Chega um tempo em que toda mulher passa a ser senhora da própria beleza. Não é mais uma beleza ingênua ou atrevida. É a beleza segura e misteriosa de quem se admira. A beleza envolvente de quem se deixa admirar. Olhe o seu sorriso espontâneo, o brilho do seu olhar, a sua pele radiante. Em tudo, mais do que o tempo, essa mulher mostra os belos sinais da vida bem celebrada. Porque o tempo não é a mesma coisa que a vida. A alegria, a experiência, a intensidade de cada pequeno gesto não contam no tempo. Mas contam para a vida. "
Espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine seus filhos a se comportar em sociedade desde cedo. Etiqueta pode parecer coisa séria e sem graça, mas também é assunto de criança. Ensinar as regras de comportamento em sociedade tem, em alguns aspectos, a mesma função de colocar as crianças num curso de inglês ou computação: este tipo de aprendizado lhes dará ferramentas para poderem conviver melhor no mundo. Não quero dizer que uma criança deva se portar sempre como um adulto - bem educado, claro -  e perder toda a espontaneidade característica da infância. Mas espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine as crianças a comportar-se em sociedade desde cedo. O mundo mudou e, até para os adultos, as normas de etiqueta se tornaram muito mais flexíveis. A ideia é transmitir os princípios básicos de civilidade, incutir alguns bons hábitos e, por que não, ensinar as regras de Etiqueta. Fazendo tudo com muito jeito, você deixará as crianças nat...