Pular para o conteúdo principal

Pergunta recebida pelo Facebook

Vou aproveitar a pergunta que recebi através do meu grupo no Facebook para abordar o assunto aqui no blog.
Pergunta:
" Como devemos agir se, numa festa em nossa casa para poucos convidados, um amigo bebe demais e torna-se inconveniente? "
Resposta:
" Muitas vezes a pessoa não tem consciência de que está bebendo demais, não sabe qual a quantidade segura e, de repente já está bêbeda.
Afinal, quase todo mundo já passou por isto pelo menos uma vez.
Mas daí a se tornar inconveniente, é intolerável. Não saber beber é um defeito gravíssimo, e poucas coisas cortam mais o barato de uma boa reunião quanto um convidado de porre babando no seu sofá ou azarando todo mundo.
Se for pessoa de sua intimidade, chame logo sua atenção, mas não o repreenda na frente dos outros.
Se houver amigos em comum, dividam as tarefas: um faz um café forte, o outro o enfia no chuveiro frio e a anfitriã prepara aquele colchonete.
Se não funcionar, tenha sempre à mão dinheiro trocado e telefones de centrais de táxi e, gentilmente se ofereça para colocá-lo em um.
Lembre-se, você também se vale da presença e do charme de seus convidados para tornar sua festa mais interessante e fazer dela um momento de prazer para todos.
Não fique constrangido, você e seus outros convidados não têm de aturar a embriaguez de ninguém.
Agora, só pra gente descontrair um pouco, sugiro três opções para que vocês do grupo escolham:
A – Arranja um taxi para o chato e despacha logo;
B – Se o cara for um gato coloca ele rapidinho no chuveiro, com você junto, claro, e aproveita que ele não vai se lembrar de nada no dia seguinte; ou
C – Deleta ele da sua lista. "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona