Pular para o conteúdo principal

Dia das Mães


As necessidades do dia-a-dia muitas vezes afastam as mães de casa e fazem com que sejam cada vez mais raras as ocasiões em que podem transmitir através da rotina, dos exemplos e da educação, as regras de boas maneiras.
Sei como é difícil trabalhar fora e educar nossos filhos. Mas nós conseguimos. Às vezes surtamos em busca dos caminhos “ certos “, das  teorias da moda ou, simplesmente pensamos em jogar a toalha e deixar que  "Deus ajude".
Educar não é moldar a personalidade dos filhos assim como a Etiqueta não deve sufocar a espontaneidade. Educar é dar-lhes compreensão, carinho, amor,  respeito, é deixar que a criança seja criança.
As regras de Etiqueta são essenciais para a criação de uma base comum de entendimento da vida.
Acho que o desafio de ser mãe é justamente definir as regras saudáveis, é se colocar ao lado do bom senso. O princípio das boas maneiras só são regras porque são aceitas pelas pessoas que as seguem e que são unidas pelo sentimento de consciência de que vivem em sociedade. E vamos sempre lembrar que as mais simples normalmente são as melhores.
Termino com uma frase que guardei há muito tempo e sempre recorri a ela em momentos difíceis com as minhas filhas. Diz mais ou menos assim:
Mais importante do que ensinar as regras é ensinar o momento certo de quebrá-las. 
Etiqueta também é isto.
Feliz Dia das Mães!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

Dia Mundial do Sem Tabaco

Esta semana mesmo, almocei com duas amigas muito queridas.Paparicadas pelo atencioso Luan do Mekonk, prestigiando o cardápio do Rio Restaurant Week, passamos horas deliciosas. Quando Marcela, louca  para fumar saiu, lembramos, eu e Quiva, hoje ex-fumantes, da primeira vez que experimentamos um cigarro. Foi um Minister,  perigosamente furtado do maço do meu pai. Fumamos na janela do quarto e a Quiva jura que viu uma " mulher de cabeça quadrada ", tamanho deve ter sido o barato daquela primeira tragada. Mas fumar naquela época era uma questão de atitude, personalidade, charme para as meninas e virilidade para os meninos. Agregava valor! Hoje o diferencial é outro. Fumar passou a ser incomodo, deselegante e os valores, se podemos chamar assim, associados ao ato de fumar, são os piores possíveis. Que me desculpem os adolescentes, mas atualmente começar a fumar  é burrice. Além de prejudicial à saúde, o cigarro não é mais ...
Espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine seus filhos a se comportar em sociedade desde cedo. Etiqueta pode parecer coisa séria e sem graça, mas também é assunto de criança. Ensinar as regras de comportamento em sociedade tem, em alguns aspectos, a mesma função de colocar as crianças num curso de inglês ou computação: este tipo de aprendizado lhes dará ferramentas para poderem conviver melhor no mundo. Não quero dizer que uma criança deva se portar sempre como um adulto - bem educado, claro -  e perder toda a espontaneidade característica da infância. Mas espontaneidade não significa falta de educação, por isso, ensine as crianças a comportar-se em sociedade desde cedo. O mundo mudou e, até para os adultos, as normas de etiqueta se tornaram muito mais flexíveis. A ideia é transmitir os princípios básicos de civilidade, incutir alguns bons hábitos e, por que não, ensinar as regras de Etiqueta. Fazendo tudo com muito jeito, você deixará as crianças nat...