Pular para o conteúdo principal

O nosso cafezinho

            Hoje é o Dia Nacional do Café. Desde 2005 a data faz parte do calendário brasileiro. Trago aqui, como uma homenagem, uma pequena história deste fruto, uma das duas que eu já ouvi e a que gosto mais.      
            Diz a historia que o primeiro homem que bebeu o café foi Mufti da cidade de  Áden, no Iémen, na extremidade sul da península arábica. Mufti viveu na época do ano 900 D.C. Mas de acordo com a outra tradição, a descoberta do café se deve a um certo mullah, uma espécie de mestre muçulmano, chamado Chadely cujo nome é conhecido no Oriente Médio. Este homem santo sempre adormecia no meio das preces em sua devoção e isto o atormentava. Conforme a lenda, o Profeta teve pena dele e o levou ao encontro de um pastor de cabras que explicou que quando as cabras comiam certo grão de arbusto ficavam acordadas durante a noite toda, brincando e pulando no pasto. Chadely pediu ao pastor que lhe mostrasse o arbusto, tirou algumas frutas parecidas com cerejas, porem pouco menores, e as levou. Era o arbusto do café.
O mestre amassou os grãos que tirou das frutas que levou, preparou água fervida e os colocou dentro. Assim teria sido preparado o primeiro café.
            Aqui no Brasil, o grão chegou em 1727 trazido por um jovem oficial de nome Francisco de Mello Palheta.
            Até bem muito pouco tempo só tínhamos acesso às tradicionais marcas industrializadas nos supermercados e ao cafezinho servido em bares ou padarias. Hoje existem cafeterias especializadas em café gourmet que oferecem até misturas de dois ou mais tipos de grão.
            A prática do cafezinho após as refeições é bem brasileira, vamos falar rapidamente deste hábito no que diz respeito à Etiqueta.
            Para começar, após a refeição o cafezinho não é servido à mesa. A dona da casa deve conduzir seus convidados à sala de estar. Se for ela quem o serve, a empregada traz a bandeja com as xícaras, bule, açucareiro e os deposita numa mesa ou console. A dona da casa coloca o açúcar e a seguir o café, apresentando uma xícara a cada convidado. No caso da copeira servir, esta trará a bandeja com as duas mãos onde estarão as xícaras com o café e o açucareiro para que o convidado se sirva apenas do açúcar. Se for o garçom quem serve, em ocasiões mais formais, ele traz na mão esquerda a bandeja com as xícaras e o açucareiro e os apresenta a cada convidado. Cada qual faz uso de uma xícara e do açúcar e o garçom então servirá o café.
            Logo após o café, o dono da casa pode oferecer um licor. Em ocasião formal, ainda servido pelo garçom.
            Como eu adoro um cafezinho, meus parabéns para o Café.
            Aproveitem, convidem um amigo para um cafezinho e um gostoso bate-papo.

Comentários

  1. Parabéns por seu blog inteligente,simples e claro abordando um tema tão necessário e urgente nos dias atuais, onde a civilidade está sendo esquecida.
    Estarei sempre aqui aprendendo e reciclando
    Felicidades e sucesso.
    VCR

    ResponderExcluir
  2. VC, é uma pessoa iluminada , forte como um Bom Café.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhoria do conteúdo deste blog. Obrigada, M. de Li

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta Doméstica

A nossa casa, por representar um pequeno mundo, muito particular, merece uma atenção toda especial. Da harmonia no ambiente doméstico, resulta o sucesso, o equilíbrio e a realização, não só da família, como de cada um de nós. A pessoa verdadeiramente educada age da mesma maneira em publico ou na intimidade.

Cheias de Charme

Na onda da novela Cheias de Charme da Rede Globo, lembro que a Etiqueta também permeia as relações entre patrões e empregados. Quando contratamos uma empregada doméstica devemos expor minunciosamente o funcionamento da casa e serviço a fazer; suas obrigações para com o trabalho e seus deveres para consigo mesma orientando-a para que se apresente sempre limpa, uniformizada, se for o caso, e calçada adequadamente. Ensinar-lhe todas as regras de Etiqueta que regem a casa como atender a porta, ao telefone, servir a mesa, receber visitas e etc Tratar salário e condições de pagamento - e ser pontual ao fazê-lo. Contratar para determinados serviços e acrescentar outros é abuso de boa fé e dará direito a reclamações.

A Etiqueta aplicada ao Trabalho

Antigamente, os profissionais eram mais ou menos parecidos, faziam tudo mais ou menos do mesmo jeito e ganhavam mais ou menos a mesma coisa. A revolução da Internet e a globalização mudaram radicalmente as aspirações a respeito do desempenho profissional, fazendo com que quem emprega deseje algo mais. O algo novo que está sendo buscado é o diferencial, aquilo que fará um profissional ser melhor que outros e, em consequência disso, ser mais bem remunerado. A Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, normas e estilos que conduzem a nossa vida diária, e sem os quais se tornaria impossível a convivência com outras pessoas. Emprestam a ela harmonia, elegância e distinção e penetra profundamente nos meios profissionais. É importante a influencia da Etiqueta no controle das atividades humanas, no meio social por conta de regras incontestáveis, de maneiras adequadas, determinando o comportamento ideal dos indivíduos. O ambiente profissiona